Correio Popular Notícia



Rondonienses conquistaram 30 medalhas nas Paraolimpíadas

Data da notícia: 24/10/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20121024-181.jpg[/IMG] (Da Redação) Os para-atletas de Rondônia conquistaram 30 medalhas nas Paraolimpíadas Escolares Brasileiras 2012, realizada em São Paulo no período de 15 a 20 deste mês, sendo 10 medalhas de ouro, nove de prata e 11 de bronze.
Por causa dos resultados, muitos alunos de Rondônia conquistaram o direito de receber o bolsa-atleta no valor de R$ 370 reais do CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro). Esse trabalho é realizado pela ONG Rondônia Clube Paraolímpico que é coordenado pelo professor de educação física, Silvio Roberto do Carmo e pela fisioterapeuta Edislaine da Silva.
Durante a competição, que contou com a participação de mil e duzentos para-atletas de 24 estados e do Distrito Federal, muitos alunos de Rondônia superaram os próprios limites, outros quebraram recordes desbancando concorrentes da Seleção Brasileira de Paraolimpíadas, como é o caso do atleta Matheus Evangelista que conquistou três medalhas de ouro nos 100 metros rasos, salto a distância e arremesso de peso. Wagner Tenório também desbancou concorrentes fortes ao conquistar ouro nos 100 metros rasos, prata no arremesso de peso e ouro no salto a distância. A somatória do esforço de cada atleta resultou em 30 medalhas para o Estado de Rondônia.
Das 10 modalidades reconhecidas pelo Comitê Paraolímpico Internacional, Rondônia competiu em seis modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7, judô, natação, tênis de mesa, tênis. Participam do evento atletas com idade entre 12 e 19 anos que estudam no ensino fundamental, médio ou especial. As Paraolimpíadas Escolares Brasileiras é uma das principais bases de referência de atletas para compor a equipe nacional que irá representar o Brasil nos Jogos Paraolímpicos do Rio 2016.
O professor Silvio do Carmo disse que Rondônia participa das Paraolimpíadas Escolares Brasileiras há quatro anos e essa é a primeira vez que o governo do Estado apoia financeiramente os para-atletas de Rondônia. ?Esse ano o governo do Estado, através da secretaria de Educação (Seduc), nos apoiou com as passagens aéreas de ida e volta, esse é o início de uma grande parceria, pois nossos atletas dão resultados, a prova esta ai, na quantidade de medalhas? afirmou Silvio do Carmo.


CLUBE PARAOLÍMPICO - O Rondônia Clube Paraolímpico é uma ONG que existe em Rondônia há nove anos, o presidente é o professor de educação física, Silvio Roberto do Carmo que conta com uma equipe de professores e fisioterapeutas que desenvolvem vários projetos com alunos portadores de necessidades especiais, entre o Projeto Clube Escolar Paraolímpico que atende 86 alunos e mais familiares que passam a ser agregados do projeto ultrapassando 140 pessoas. Segundo a fisioterapeuta Edislaine da Silva esse projeto conta com recurso no valor de R$ 60 mil do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para custear despesas do projeto e contratação de profissionais. Todo ano o Rondônia Clube Paraolímpico participa do edital do CPB concorrendo com projetos a nível de Brasil e Rondônia através do RCP é contemplado pelo terceiro ano consecutivo, ?mas todo ano é uma luta para melhorarmos cada vez mais nosso projeto e garantir esse recurso que beneficia tantas pessoas portadoras de necessidades especiais em Rondônia?, disse a fisioterapeuta Edislaine da
Silva. Com informações de Eleni Caetano ? Decom.

Fonte:






Noticia vista 1358 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.